Igreja – A Esperança do Mundo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

por Fabio Marchiori Machado

Certo dia, um amigo de longa data me perguntou por que eu gostava tanto de igreja. Respondi-lhe contando um pouco da minha experiência pessoal com Jesus, do meu relacionamento com Deus e tudo que Ele tinha mudado em minha vida. No meio da minha resposta ele me interrompeu, dizendo: – Creio que você não entendeu; eu não perguntei por que você gosta de Deus. A minha questão é porque você gosta de igreja? Porque você dedica uma boa parte do seu tempo livre para ela?

A insistência deste meu amigo fez com que eu parasse para pensar na profundidade da minha relação com uma igreja local. De fato, Deus e igreja local são duas coisas totalmente diferentes. A segunda coisa (igreja) depende da primeira (Deus), mas a primeira não depende, necessariamente, da segunda.

Neste instante de reflexão veio a minha mente uma frase muito conhecida do pr. Bill Hybels, que costuma dizer que “a igreja local é a esperança do mundo”. E esta frase foi a resposta que dei àquela indagação do meu amigo.

Eu acredito piamente que a igreja local é o único organismo da nossa sociedade que tem ferramentas e capacidade para fazer diferença no seu bairro, na sua cidade e até no seu país. Para isso, basta entendermos os propósitos pelos quais nos reunimos com igreja. Em dias cada vez mais turbulentos, onde as pessoas estão mais solitárias, mais perdidas, mais suscetíveis a agonias e dores de toda ordem, a igreja local aparece como um lugar onde a maioria destes problemas sociais podem ser sanados. No entanto, tais problemas não são nada se comparado à condição de destruição espiritual que a humanidade de hoje está sujeita, e para tal problema nós como igreja temos algo maravilhoso a apresentar para este mundo: – O poder do sangue de Jesus.  O sangue do perdão dos pecados. Sangue que salva vidas da morte. Sangue que restaura famílias destruídas. Sangue que traz “luz” e liberta pessoas escravas da depressão, das drogas e dos vícios. Não são poucos os testemunhos de transformação de vidas dados dentro das milhões de igrejas locais pelo mundo.

Aliado a salvação em Jesus, a igreja local ainda tem a Palavra de Deus, a Bíblia. É através dela que a igreja oferece uma série de “respostas” para um mundo caótico.  Muitos catecismos e normas eclesiásticas confiam a Bíblia o título de “único manual de fé e prática”. Esta afirmação fala muito. A Bíblia como “manual” nos ensina a viver  espiritualmente (..de fé) e no nosso cotidiano (… e prática). Além do ensino, a Palavra de Deus nos proporciona conforto, motivação e direcionamento aos caminhos “do Alto”. Junto à oração, a Bíblia é a melhor maneira de estar próximo e de desfrutar da comunhão com Deus.

A igreja local tem em suas mãos essas ferramentas de transformação que nenhum governo, ONG ou associação assistencial tem.  Contudo, junto com a primazia e o privilégio vem a responsabilidade. Muitas vezes nós como igreja em um determinado bairro temos abdicado de nossa missão e nos acovardado diante das dificuldades. Mas para tal, temos as palavras de Jesus em Jo 16.33 “…tende bom  ânimo, Eu venci o mundo.”

Jesus venceu o mundo e nos deu a oportunidade de compartilhar desta vitória. Eu acredito que quando você vê esta vitória na prática, através do testemunho de uma pessoa que vivia nas trevas, brigava com a esposa por nada, que não tinha a menor demonstração de amor pelos filhos, que se envolvia em negócios obscuros no seu trabalho e que era totalmente dependente de drogas, como o álcool, e que foi liberto graças à fé em Jesus através da pregação da Palavra, de oração, do acolhimento em amor e muita comunhão, aí sim qualquer um consegue entender porque a igreja local é a esperança do mundo.

Deus o abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×