Livro – A Maior Luta do Mundo – C.H. Spurgeon 2


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

por Fabio Marchiori Machado

“A Maior Luta do Mundo” é uma obra que encanta, sem sombra de dúvidas. Ela não foi concebida originalmente para ser um livro. “A Maior Luta do Mundo” trata-se de uma palestra proferida por Spurgeon em 1891, em uma conferência de líderes e pastores, que depois de sua morte, em janeiro de 1892, foi publicada como “O Último Manifesto de Spurgeon”.

Este é um livro que, se não fosse escrito a mais de 100 anos atrás, passaria tranquilamente como uma obra contemporânea, dada a semelhança dos dilemas expostos por Spurgeon com os dias que a Igreja Cristã vive hoje.

Duas questões centrais motivaram Spurgeon a elaborar tal palestra. A primeira delas é a “troca da velha doutrina evangélica pela nova doutrina evangélica”. São caracterizados pelo autor os seguidores da “nova doutrina” como pessoas que apreciam novidades. E como sempre querem coisas novas, trocam sempre doutrina. A última questão é o que Spurgeon classifica como “a trágica apostasia das igrejas”. Ele chama a atenção para o fato de algumas igrejas e seus líderes abrirem mão da fé e das verdades bíblicas,  em favor de questões ou interesses pessoais.

Neste cenário, Spurgeon clama para que os líderes comprometidos com o verdadeiro cristianismo bíblico arregacem as mangas e encarem o que ele afirma ser a maior luta do mundo. Perceba, que ao contrário do que muitos pensam na primeira vez lêem o título do livro, ele nada têm haver com batalhas espirituais “modernas”,  com o demônio da crise financeira,  demônio da briga no lar e outros tais. A guerra descrita é aquela contra Jesus Cristo e a sua Igreja.

Para esta batalha o autor relembra que existem três eficazes armas: – A Palavra de Deus (que ele chama de “O Nosso Arsenal”), a igreja local (“O Nosso Exército) e o Espírito Santo (“A Nossa Força”).

A dinâmica do livro transcorre em cima destes três pontos, sendo a idéia central de cada ponto:

1. O Nosso Arsenal – Compõe a maior parte do livro, sendo quase 50% dele. Daí podemos entender a importância que o autor dava de estar pautado na Palavra de Deus. Spurgeon diz que Bíblia deve ser usada como um instrumento só, único, na sua totalidade, inerrante e infalível.

2. O Nosso Exercito – Discorre do valor e do poder do líder para o rebanho. O assunto central é o testemunho do líder perante a sua congregação. Um bom exemplo do seu líder pode fazer com que a igreja local seja fortalecida espiritualmente, e fique imunizada contra as novidades da fé.

3. A Nossa Força – O Espírito Santo é o mover do crente, todos sabemos isso. O que o autor traz de conceito novo são as situações nas quais o Espírito Santo não age na vida do líder. São algumas delas: – o interesse próprio, a ociosidade voluntária, vida em pecado, situações de conflito e etc.

Eu gostaria de desafiá-lo a ler este livro, fazendo um paralelo com os dias atuais do cristianismo. E se você é líder na sua igreja, reflita o quanto você pode estar envolvidos por modismo que vão na contramão da Palavra de Deus (na sua totalidade). “A Maior Luta do Mundo” é um livro pequeno e de fácil leitura, que vale cada centavo investido.

Estejamos prontos para a batalha. Deus o abençoe.

Ficha Técnica:

a_maior_luta_bereiablogA Maior Luta do Mundo
Autor: Charles H. Spurgeon
Editora Fiel
ISBN: 859914523-1
Paginas: 80
Edição: 1
Formato: 14 x 21
Peso: 0.105 Kg
Site: http://www.editorafiel.com.br/detalhes.php?id=1024


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Livro – A Maior Luta do Mundo – C.H. Spurgeon