Depois de apóstolo, o lance agora é ser Patriarca!! 14


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Portal Creio noticiou:

O apóstolo René Terra Nova, do Ministério Internacional da Restauração (MIR), no dia 19 de junho foi reconhecido publicamente diante de sua igreja, em Manaus, como patriarca. O titulo, segundo nota postada em seu blog, reconhece o papel de patriarca o qual o apóstolo Renê tem exercido no Brasil e nas nações por onde tem passado. O titulo é semelhante ao de Abraão… a entrada dos estandartes que representam as 12 tribos (de Israel), das bandeiras dos 27 Estados brasileiros…(o ato culminou) no ato profético do manto sacerdotal, em cor púrpura, sobre a vida do casal de apóstolos…”

A criatividade do ser humano é algo que me assombra. Nesta luta para diferenciar-se da igreja “concorrente”, líderes evangélicos tem continuamente perdido a mão, para não dizer a vergonha.

Graças a Deus nós temos a Bíblia, e ao contrário destes outros, nós a estudamos diligentemente. Você pode perceber na notícia acima que sublinhei os pontos que considerei principais. A primeira questão que nos atemoriza é o título de patriarca dado ao referido apóstolo. Biblicamente, o título é reconhecido para os fundadores da raça, da nação e do reino hebraico, ou seja, Abraão (Hb 7.4), os doze filhos de Jacó (At 7.8-9)  e Davi (At 2.29) respectivamente. Não existe mais nenhuma referência de reconhecimento em todo o texto bíblico.

Os críticos favoráveis da tal nomeação até podem dizer que a intenção do suposto novo patriarca é mostra-se como um líder do povo da sua igreja local. Permitam-me discordar. Historicamente e culturalmente, o título “patriarca” está intrinsecamente relacionado à raça e é transmitido de maneira hereditária ao primogênito do próprio patriarca. Não existe a menor possibilidade de alguém, hoje em dia, se autodenominar ou ser reconhecido como patriarca. É algo antibíblico e antinatural. Na Palavra de Deus o regime patriarcal durou até a instauração da teocracia no Sinai, e não mais.

Infelizmente, os devaneios não param no fato de o referido homem ser um patriarca. Quando da cerimônia de “investidura patriarcal”, há no recinto bandeiras (estandartes) representando as 12 tribos de Israel e os 27 estados da nação brasileira. Tenho a impressão que alguém quer se colocar acima de algo a que não tem direito algum. Quanta pretensão!  Já vimos acima que Israel tem seus patriarcas, e nós pobres brasileiros, como raça, não temos como determinar precisamente um patriarcado. Como nação, arriscamos  dizer que nosso patriarcado está relacionado ao reino de Portugal, mas isso é algo muito remoto.

Por fim, como todo bolo feito com esmero tem sua cereja, esta história não ficaria sem a sua – o manto sacerdotal. Certamente o Sr. René é o único homem, na face da terra, que é um Patriarca-Sacerdote. Repare que, se o seu título de patriarca é semelhante ao de Abraão, há uma incompatibilidade de funções  já que Abraão reconheceu Melquisedeque como sacerdote (Gn 14.18-20). Na cultura patriarcal o homem era sacerdote de sua família, mas somente no contexto de responsável espiritual. O manto na Bíblia representa uma investidura de autoridade para atos cerimoniais (Êx 28.6-14; 39.2-7).

Algo que aprendi nesta vida é olhar sempre por “debaixo da linha do horizonte”. Sempre há algo por debaixo do tapete. Neste caso, acredito que, além de uma diferenciação em relação a outros líderes espirituais do país, existe uma sede de poder e autoridade. É conhecido que um patriarca tem direito a uma autoridade ilimitada e inquestionável dentro do seu arraial.

Infelizmente, nós vivenciamos dias que nem de longe conseguimos nos equiparar aqueles vividos pelos pais da Igreja Cristã. Uma vida de abnegação, entrega total, privação e dedicação a causa do Evangelho. A pergunta que fica é: – Aonde vamos parar? Ser discípulo não foi suficiente, quiseram ser pastor, que também não  bastou , pois diferenciaram pastores (e padres) de bispos. Depois de um tempo quiseram mais, e tornaram-se apóstolos. Agora o apostolado não é o suficiente, e então surge o patriarca. Se a moda pegar, chegará o dia que ser patriarca não contentará, e aí só restará ao homem se autodenominar DEUS!! Minha última palavra para este caso: MARANATA (Vem, Senhor Jesus!).

Deus tenha misericórdia de nós. Amém.

Fabio Marchiori Machado.

IMPORTANTE: Você pode publicar este artigo onde desejar, desde que seja citado o autor e a fonte. Seja cristão, respeite os direitos autorais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 pensamentos em “Depois de apóstolo, o lance agora é ser Patriarca!!

  • Junior

    Fábio, concordo com vc na verdade o que este “patriarca” realmente quer é poder e autoridade e para tanto usa da Palavra de Deus. Ele como um conhecedor e proclamador do Evangelho deveria escolher a humildade no seu ministério para ser abençoado grandiosamente, mas a sedução do poder está mais enraizada no seu coração do que o exemplo de quem era Deus nessa terra e preferiu ser servo morrendo em nosso lugar na cruz………

  • Ivan R Garcia

    Ivan disse:
    Infelizmente algumas acontecimentos já não me causam espanto, apesar de estar afastado do meio evangelico, tenho convicção que a volta de Jesus Cristo esta cada vez mais proxima, alguns “pastores, apostolos, bispos, patriarcas”, ou seja la que titulos lhes caem bem ao ego estão transformando o evangelio em piada nas rodas mundanas, tudo porque simplesmente querem inverter a situação e querem passar de adoradores p/ adorados. O pior é que existem pessoas que assim creem. Se todos procurassem ler e estudar a Biblia e os seus ensinamentos veriam que Jesus Cristo mesmo sendo o filho de Deus, nunca usurpou ser igual a Deus, antes disso Ele diz: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. Felizmente a justiça de Deus prevalecerá e muitos desses que querem transformar o evangelho em trampolim para fama ouvirão naquele dia: Afastai-vos de mim servos malditos.
    Em tempo, estão anunciando aos quatros cantos da terra a reconstrução do templo de Salomão na zona leste de s.paulo.
    Que Deus continue te abençoando.

  • Danilo

    Pois, é meus irmãos, estão esquecendo que vivemos a Nova Aliança. O Antigo Testamento nos serve de aprendizado, mas muito se apegam às maravilhas e promessas de Deus do AT. Esquecem que Deus era presente através de símbolos, mas hoje temos Deus dentro de nós através da pessoa do Espírito Santo. Ao invés de “voltar no tempo” buscando VIVER como nossos irmãos da Igreja primitiva, ou até mesmo do AT, ficam buscando formas de se promoverem se dando autoridades não outorgadas por Deus com o intuito de, presumo, enganar o povo.
    Isso demonstra claramente que o povo anda buscando as manifestações divinas, não Deus que se manifesta.

    • Fabio Marchiori Autor do post

      Olá Danilo,

      Muito obrigado por seu comentário. Concordo com vc. Precisamos sempre ter em mente que somos uma igreja neo-testamentária. Que o AT é o “pano de fundo” que clareia todo o NT.

      Deus oa ebnçoe.

  • Wendel Negrão

    Onde você achou isso? pra mim é algo engraçado! Não bastava só apóstolo? Muito bom o seu texto Fábio, de verdade! Só pra lembrar que já existe um que se autodenomina Deus! E já faz um bom tempo! Daniel 7:25 e 8:11

    Deus abençoe

    • Fabio Marchiori Autor do post

      Olá Tony, muito obrigado pela sua participação.

      Interessante seu comentário, nunca pensei nesta possibilidade. Totalmente plausível, já que o cara torna-se especial e não toma lugar de ninguém!rsrs

      Deus o abençoe.

      Fabio Marchiori

  • Isis

    Olha Fábio, em nada me surpreende esse Renne Terra Nova se auto intitular patriarca. Faço parte de uma igreja na visão celular e vi o pastor da minha igreja virar Bispo e 2 meses depois virar Apóstolo simplesmente porque o Renne Terra Nova quis nomeá-lo assim. Sem méritos e sem critério. Ele (Renne) se sente como o verdadeiro Jesus. Já vistes alguma ministração dele??? É algo absurdo. Dono absoluto da verdade, capaz de abençoar e ‘desabençoar’ dependendo de quanto você o aplauda. Exalta excessivamente o poder financeiro das igrejas(templos). As que não tem R$ 10.000,00 para ofertar a Deus não são abençoadas, não são igrejas providas de unção, não são prósperas. Para os menos contestadores, que não é o meu caso, esse homem é soberano a qualquer pessoa. Jesus foi o maior homem que já existiu e não se intitulou para mostrar superioridade aos demais.
    E acredito que esse título foi criado pois a algum tempo atrás, cerca de 2 meses, foi feita a convocação de todos os bispos da visão celular para consagração a apóstolos. E como ele tem que estar acima de todos, daí se dá a denominação patriarca. Aguardemos a próxima.

    • Fabio Marchiori Autor do post

      Olá Isis,

      Muito obrigado por sua participação no BereiaBlog.

      Na verdade, meu medo é ele se denominar semi-Deus!!rsrs

      Fique na Paz!!

      Fabio Marchiori