O Louvor Genérico

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A música cristã tem tomado uma posição crescente, em relação a importância, no coração e na vida do crente. Lembro-me que quando me converti ao cristianismo, música mesmo só a que se ouvia dentro das igrejas. Existiam poucas gravadoras, e as que vendiam seus discos, não apresentavam muita qualidade.

Hoje a realidade é bem diferente. A qualidade musical dos grupos cristãos evoluiu muito, não deixando nada a desejar a grandes nomes da música secular. Impulsionados por esta mudança, o mercado de música cristã cresceu assustadoramente nos últimos anos. Tanto é verdade, que grandes empresas fonográficas seculares estão lançando seus selos “gospel”, como é o caso da Sony Music.

Entretanto, esta massificação ocorrida no mercado da música evangélica produziu alguns efeitos, um tanto quanto negativos. Um deles, aliado a falta de interesse por leitura, é a importância cada vez maior que o crente dá a música do que a Palavra de Deus. Esta tese é muito fácil de comprovar: – Faça uma lista com 10 cantores(as) gospel da sua preferência. Creio que você não terá dificuldade em completar a lista. Agora faça uma lista com 10 pregadores do evangelho (exclua os da televisão). Garanto que para muita gente esta será uma tarefa mais difícil. Mas o que isto tem haver com o título deste texto?

A resposta é muito simples: – Atualmente, o que forma o pensamento religioso de muito cristão é ensino que vem através das músicas evangélicas. Existe muito crente que recita versículo bíblico, não porque o conhece como um versículo propriamente dito, mas o conhece como a frase de uma determinada música cristã.

As Escolas Dominicais estão cada vez mais vazias, mas os “shows gospel” cada vez mais cheios. Isto mostra a grande responsabilidade no ensino da Palavra que ministros e líderes de louvor têm para a Igreja hoje. Creio que atualmente um líder de louvor tem que ter uma preocupação muito maior com a mensagem que vai ser cantada sob sua tutela, do que o próprio pregador da Palavra, visto que muitos prestarão mais atenção ao trabalho do primeiro do que do segundo. Isto, apesar de muito triste, é uma realidade nas igrejas e nas comunidades cristãs no nosso país!

O ponto principal é que a musica cristã cresceu muito em qualidade musical, como já falamos anteriormente, porém, é certo, que perdeu a qualidade teológica na mesma proporção. Os louvores entoados dentro das igrejas são músicas cada vez mais belas e mais bem arranjadas, contudo, estão cada vez mais vazias em sua mensagem! Daí surge à teoria do louvor genérico.

Não tenho medo em afirmar 70% das músicas cantadas nas igrejas brasileiras são genéricas. E o que isso quer dizer? Vou-lhe responder com uma pergunta. Reflita bem sobre os cânticos que são tocados na sua igreja. Será que um espírita, um judeu ou até mesmo um mulçumano teria dificuldade em cantar boa parte destas músicas? Mesmo as que falam de Jesus, uma testemunha de Jeová ou um mórmon teria algum problema em cantar? Certamente não. Mas aí você diz: – Espere um pouco. Estas músicas não falam de Deus? Sim, falam. No entanto, estão muito longe de expressar a riqueza e a singularidade do cristianismo. Quer ver um exemplo prático? Pegue músicas gravadas pelos grandes nomes evangélicos nos últimos 5 anos, aquelas que são mais cantadas em nossas igrejas. Vejam quantas delas falam de unção, amor e poder de Deus. Muitas, certamente. Eu sei que estes são assuntos totalmente bíblicos, mas que cabem plenamente em outras religiões, nisto você tem que concordar comigo. Seguindo em frente, vejam quantas destas músicas falam de assuntos estritamente cristãos, como a volta de Jesus ou a missão evangelizadora da Igreja. Eu não conheço nenhuma, e se houver algumas, creio que o número é bem reduzido.

O que falta realmente é um Jesus verdadeiro e bíblico na vida do cristão. Não um “Jesus genérico, comercial e consumista”, que “deveria” nos servir ao invés de servirmos a Ele. Falta o reconhecimento de Jesus Cristo como o Senhor pleno de nossas vidas.

Minha esperança é que desenvolvamos uma espiritualidade verdadeira, onde os propósitos de Deus estejam acima daquilo que achamos agradável para nós. Esta é a minha oração.

Deus o abençoe.

Fabio Marchiori Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 pensamentos em “O Louvor Genérico”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×