Não existe fé genuína fora da Verdade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Creio que “fé” seja um dos assuntos mais discutidos no mundo de hoje.

Fé não é um assunto que se restringe apenas ao meio religioso. Travestido de outros nomes como acreditar, visualizar e etc, a fé tem sido objeto de vários livros e publicações. Muitos têm feito riqueza em virtude da busca pela poderosa e verdadeira fé. No entanto, vamos nos ater a uma pequena pergunta: – o que é a genuína fé cristã?

Ela, a fé, não tem nada a ver com sentimentos, mesmo que sentimentos profundos possam surgir do nosso relacionamento com Deus. Ela não tem, também, muito a ver com relações humanas, embora este constitua o sustentáculo de muitos púlpitos em igrejas cristãs. Ela muito menos ainda tem relação com sucesso, bênção material e prosperidade, por mais que tenhamos esta impressão quando assistimos pregadores televisivos, que relacionam fé com riqueza.

Uma fé cristã autentica é aquela focada nas Escrituras, na Verdade de Deus. Tudo bem, a Palavra fala de sentimentos, relacionamentos e até de prosperidade, mas meu ponto é que uma fé genuína está pautada na conjunção de todas as partes da Revelação de Deus, e não somente naquelas que mais nos interessam. Um texto que fala muito ao meu coração neste sentido é 2Timóteo 2.15-16:

” Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior.” (2 Tm 2:15-16)

Estes dois versículos fazem parte de um conjunto literário, onde Paulo discorre a Timóteo as verdades sobre a fé e como proteger-se do falso cristianismo. Creio, profundamente, que uma pessoa só pode autodenominar-se um cristão genuíno se cumprir, cabalmente, estes dois versículos. São duas as ideias principais defendidas, a saber, o bom manejo da Palavra de Deus e uma atitude contrária aos falatórios inúteis.

No original grego (para os novos na fé, o Novo Testamento foi todo escrito em grego, com pequenas partes em aramaico. Veja mais no estudo O Que é a Palavra de Deus?, no Bereiablog), a palavra que foi traduzida por “maneje bem” é orthotomeo , que significa na sua essência “cortar reto”. Paulo era fazedor de tendas. Tendas, geralmente, eram feitas com pele de cabra. Cabras são animais relativamente pequenos, nenhuma pele era suficientemente grande para fazer uma tenda. Logo, um fazedor de tendas tinha que cortar muitas peles num mesmo padrão, e juntá-las através de costura, com uma exatidão e eficiência milimétrica, até que fosse formada a tenda. Assim é a fé autêntica. Aquela que é fundamentada em toda a Bíblia, pedacinho por pedacinho, sem falhas e reta. Um exemplo simples: – Não podemos dizer que para você ser rico, basta você ter fé em Deus. Na realidade, esta é uma benção que Deus tem que querer lhe dar. Você mesmo não tem capacidade, por si só, de “arrancá-la” das mãos de Deus. Veja Paulo, um homem que tinha uma tremenda fé, mas que aprouve a Deus dar apenas o necessário. Mesmo em relação a maior aflição do apóstolo, o espinho na carne, o Senhor resolveu não poupá-lo. Deus disse a ele “a minha graça te basta” (2Co 12.9).

Aliado a isso, devemos nos preocupar em usar a Palavra com apreço e zelo. O texto recrimina “pregadores” que usurpam o povo com falatórios inúteis, buscando prestígio, fama, dinheiro, influência e outras coisas com discursos que soam totalmente incompatíveis com a Bíblia.

Para ter uma fé genuína e, principalmente, que agrade a Deus, devemos fazer com que ela surja da Verdade Bíblica. Nós só teremos uma fé autêntica no momento que buscarmos “a fé que foi entregue aos Santos” (Jd 3). Deus escreveu somente um livro, a Bíblia, e tudo que precisamos para nosso crescimento espiritual está nela (2Pe 1.3). Nenhuma palavra humana pode aumentar nossa fé, a não ser aquela que vem de Deus, através das Escrituras.

A minha oração é que busquemos a genuína fé cristã, alicerçada apenas na Verdade do Senhor, na sua Palavra.

Deus o abençoe.

Fabio Marchiori Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Não existe fé genuína fora da Verdade”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×