Enxergando com os Olhos do Evangelho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×


“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (1 Samuel 16:7)

Tenho um amigo que costuma dizer que, ultimamente, o importante não é ser, mas sim parecer ser! Vivemos no tempo que a imagem é tudo. Muitos “gurus” ganham verdadeiras fortunas ensinando pessoas a fazer marketing pessoal. Estamos nos tornando cada vez mais pessoas superficiais.

Infelizmente, isso é algo que já se emaranhou no meio cristão há um tempo. Cansei de passar experiências dentro da igreja em que pessoas ganham ” credibilidade espiritual ” graças ao seu currículo secular. O grande ponto é que sempre nestes casos nos deixamos enganar por nossos olhos ” carnais “, e ninguém esta imune a isso, senão por um ponto. Que ponto é esse? É o que trata o versículo acima.

No contexto deste versículo Deus manda Samuel ter com Jessé para que Ele mostre o novo rei de Israel. Samuel, seguindo seu instinto puramente humano vai buscando pelos mais velhos, mais fortes e robustos. O Senhor, sabiamente, deixa o profeta ir passando pelos filhos de Jessé, rejeitando-os. Num determinado momento, Deus ensina uma das mais valiosas lições bíblicas. Ele mostra ao profeta, e consequentemente a todos nós, como se deve olhar para algo. Ao contrário da maneira que muitos de nós praticamos hoje, o segredo está em olhar o interior, não o explícito, mas o implícito.

Neste sentido, percebemos o quanto somos cegos por causa do nosso egocentrismo. É como se usássemos um tipo de lente capaz de transformar a realidade ao ponto de nos enganar por completo. Estou certo que você está nesta situação, ou pelo menos já passou por ela pelo menos uma vez. Eu, constantemente, percebo que estou usando as lentes do egocentrismo. Sou humano, é natural. No entanto, quando isso ocorre procuro trocar rapidinho de lente, mais precisamente pelas lentes do Evangelho de Jesus. Isto nada mais é que permitir uma cura espiritual pela Palavra de Deus.

Quando você usa as lentes do Evangelho, inevitavelmente passa a enxergar as situações por um outro e renovado prisma. Eu garanto que a maioria dos nossos problemas no cotidiano surgem porque nos enganamos ao olhar. Talvez, se conseguíssemos enxergar nossa esposa, nosso filho, nossos amigos, nosso chefe, nosso professor e etc, da maneira exata de como Jesus os vê, eu tenho plena certeza, tudo seria melhor. Jesus sempre mostra através dos Evangelhos que Ele quando olhava para alguém conseguia visualizar o diamante no meio de uma enorme pedra bruta.

Nada mais simples, e direto. O Evangelho transforma, e eu espero todos possamos desfrutar deste aprimoramento e, em, sempre encararmos o mundo pelo prisma de Jesus, nosso Senhor.

 

Deus o abençoe.

 

Fabio Marchiori Machado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×