Livro – O Fim de Uma Era 2


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Se você faz parte do grupo que anda um pouco indignado com as distorções que tomaram conta da igreja evangélica nos últimos tempos, certamente o livro O Fim de Uma Era se tornará seu livro de cabeceira.

Walter McAlister é o autor desta obra. Ele é o bispo primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida, que tem grande atuação no Brasil, principalmente no estado do Rio de Janeiro.

Definitivamente, este é um livro diferente. Primeiro porque ele tem um texto empolgante, de fácil assimilação. Eu o li em apenas dois dias. Segundo porque é um livro que propõe um diálogo. O projeto gráfico da capa do livro traduz este conceito de convite ao diálogo, e é explicado logo nas primeiras páginas. Nela (a capa) há uma foto de McAlister que nos dá a nítida sensação do autor estar olhando no fundo dos nossos olhos, como se quisesse provocar uma conversa franca. Terceiro, e último, é que o livro apresenta-se em forma de entrevista, com perguntas e respostas, que permite o autor ir direto ao ponto nas várias questões abordadas, sem muito rodeio.

O Fim de Uma Era expõe uma temática central. Para o autor, a igreja nos moldes bíblicos estão com os dias contados. Ele acredita que devido aos desvios doutrinários e de pratica cristã cada vez maiores, irá se solidificar um tipo de igreja, seja na sua teologia, seja nos seus costumes, muito diferente do apresentado na Bíblia. Entretanto, ele faz uma importante diferenciação entre Igreja de Cristo e igreja local, denominacional. Suas previsões são voltadas para esta ultima.

 

A partir deste mite, McAlister vai fundamentando sua teoria nos vários pilares de uma comunidade cristã, sendo: 1. Dinheiro, ambição e fé; 2. Igreja e sua relação com a Sociedade;  3.  O pastorado; 4. O distanciamento da verdadeira pratica cristã; 5. As distorções feitas ao pentecostalismo; 6. Os símbolos de fé; 7. Liturgia e 8. A família.

Durante esta semana, estimulados pelo excelente discurso do autor, vamos publicar textos relacionados a alguns pontos tratados no livro.

Uma obra impactante, elaborada com segurança e total fundamento bíblico, O Fim de Uma Era deve fazer parte da biblioteca de qualquer cristão. Eu recomendo que você se proponha a este debate com Walter McAlister. Certamente, você não concordará com tudo, mas irá reavaliar muito coisa que, em seu conceito, é “santa”.

 

Deus o abençoe.

 

Fabio Marchiori Machado

 

 

capaO Fim de Uma Era
Autor: Walter McAlister
Editora Anno Domini
ISBN: 978-85-62957-00-0
Paginas: 305
Formato: 16X23
Site: http://www.ofimdeumaera.com.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Livro – O Fim de Uma Era

  • Vitor Bruno HdF

    Na epoca do lançamento tive muita vontade de adquirir, mas por assustos pessoais, desistir… Creio q é de grande valia essa reflexão, talvez eu mude de ideia ao longo da semana e compre o livro… ^o^P

    • Fabio Marchiori Autor do post

      Olá Vitor,

      Até imagino quais são estes motivos pessoais que vc menciona, e garanto eu eu também os tinha. Entretanto, se vc ler vai se surpreender. É claro, como eu disse no comentário, que vc não vai concordar com tudo que o autor fala, como na maioria dos livros, mas a centralidade do tema é muito interessante e provoca uma análise crítica sobre a igreja institucionalizada muito produtiva.

      Deus abençoe.

      Fabio.