Teologia é de Deus?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Vou direto ao ponto: – Sim e não!! Sim, porque uma boa teologia, bíblica, traz luz para o entendimento, sem substituir a ação do Espírito Santo. Não, porque existem linhas teológicas que se afastam muito de questões básicas da fé genuinamente cristã.

O que eu quero dizer é que existem várias correntes teológicas dentro do cristianismo, logo nem todas são boas, e nem todas são más.

Atualmente existe uma rejeição muito grande dentro da igreja evangélica para com a teologia. Muitos são os que se baseiam no texto de 2Co 3.6 – “…a letra mata, mas o Espírito vivifica”. A questão é que mesmo sem se dar conta muitas vezes você pratica teologia no seu caminhar cristão. É isso mesmo! Quer um exemplo? Vamos dizer que você é um assembleiano e vai discutir com seu amigo presbiteriano sobre batismo. Você certamente vai fazer uma série de argumentações sobre o tema, mediante interpretações de textos bíblicos, certo? Isso nada mais é do que um exercício teológico!! Toda vez que você produz uma reflexão pessoal sobre um texto bíblico, questões de fé, de igreja e de religiosidade, está fazendo teologia.

A teologia é importante para a construção de uma fé sólida. Walter McAlister dá uma pista do que isso significa. Ele diz:

“As pessoas dizem “não precisamos de teologia, só de Jesus”. Mas que Jesus é esse? É o Jesus dos espíritas? Claro que não! Então temos que saber quem é Jesus. Pedro responde: [….] ”Tu és o Cristo, filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Essa é uma afirmação de implicações teológicas profundas.  [….] Que Deus é esse? O que significa ser o Cristo? Ignorar as perguntas e ignorar a necessidade das respostas é o cumulo da irresponsabilidade”[i]

A verdade é que  teologia é estudo e para sabê-la, deve-se estudá-la. Convenhamos, se tem muito pastor que nem ler a Bíblia todo dia gosta, quanto mais dedicar horas para livros teológicos. É mais fácil falar que teologia é do inimigo, e assim garantir que nenhum membro de sua igreja venha com questionamentos mais profundos. Portanto, fechar-se para a teologia é estar vulnerável a heresias.

Procurei escrever um texto simples e direto. É lógico que esta questão, para ser bem discutida, demandaria muito mais palavras que estas poucas. Todavia, meu intuito é chamar a atenção para o fato de não generalizarmos. Existem teologias que beiram a insanidade, e se desviam muito das doutrinas cristãs básicas, como a teologia liberal, da prosperidade, a triunfalista e outras, mas um bom estudo teológico pode proporcionar a você muito crescimento espiritual, como sempre proporcionou a mim.

 

Deus o abençoe.

 

Fabio Marchiori Machado.



[i] McAlister, Walter – O Fim de uma Era – Rio de Janeiro, Editora Anno Domini, 2010. pp. 203

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×