Quando me indicaram o livro Pregação Pura e Simples, asseguraram-me que ele era um “curso” completo de homilética (para quem não sabe, homilética é a parte da teologia que estuda a pregação). Confesso que achei um exagero. Como um livro de pouco mais de 150 páginas poderia traduzir tudo a respeito da pregação?
Depois de lido o livro, eu posso dizer que não afirmaria que trata-se de um curso completo de homilética, porém não tenho medo de assegurar que o mesmo corresponde a 90% daquilo que se espera do assunto.
A obra foi escrita por Stuart Olyott, que nasceu no Paquistão, foi criado na Ásia, Inglaterra e País de Gales. Pastoreou diversas igrejas e hoje divide seu tempo entre o comando da Pastoral do Movimento Evangélico do País de Gales, mais o trabalho de escritor e conferencista em várias partes do mundo.
Pregação Pura e Simples é um livro de fácil leitura. A concepção dele tem tudo haver com o seu título. O que Olyott procura fazer nesta obra é apresentar a arte da pregação como algo plenamente acessível a qualquer mortal. Para tal, o autor divide seu trabalho didaticamente em três partes distintas.
Na primeira parte, Olyott busca conceituar o que é pregação. Segundo o autor existe uma confusão reinante em nosso meio de que a pregação pode apresentar diferentes formas, dependendo do momento. Ele diz que é um grande equívoco pensar em pregações evangelísticas, ou pregações bíblicas (ou doutrinárias) e etc. Para alcançar seu objetivo, o autor destaca quatro palavras que aparecem no NT quando o assunto é proclamar a Palavra de Deus. São elas:
- Kerusso – de onde origina-se a palavra kerigma. Trata do ato de proclamação por um arauto. Arauto é aquele que fala da parte de um rei. A pregação tem o caráter de proclamar as palavras do Rei, nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo.
- Euangelizo – De onde vem a nossa palavra evangelizar, e quer dizer boas novas. Pregar é trazer a mensagem de esperança em Jesus.
- Martureo – É o ato de dar testemunho por algo que já aconteceu, que foi um fato. Pregar é testemunhar a vida, o ministério e o poder de Cristo.
- Didasko – de onde vem a palavra em português didática. Pregar é ensinar as verdades bíblicas de modo que promovam mudança ou ação permanente.
A idéia defendida por Olyott é que não há pregação genuinamente bíblica sem estes quatro elementos agindo ao mesmo tempo.
Já a parte de dois do livro traz sete elementos indispensáveis para uma pregação excelente. São eles a Exatidão Exegética, o Conteúdo Doutrinário, uma Estrutura Clara, conter Ilustrações Vívidas, convidar a uma Aplicação Penetrante, ser pregada de maneira Eficiente (boa oratória) e ter Autoridade Sobrenatural (espiritual).
A última parte é composta de um método pratico de elaboração de sermões.
Uma obra atual, rica e extremamente prática, que deve fazer parte da biblioteca dos aspirantes, bem como dos mais experientes pregadores.
Deus o abençoe.
Ficha Técnica:
Pregação Pura e Simples
Autor: Stuart Olyott
Editora Fiel
ISBN: 859914540-4
Paginas: 160
Formato: 14 x 21
Peso: 0.190 Kg
Site: http://www.editorafiel.com.br/detalhes.php?id=9103&tipo=2
3 pensamentos em “Livro – Pregação Pura e Simples”
Amei este trecho,as pessoas tem se preucupado,em como falar em público do que em falar do verdadeiro amor de Deus;por isso poucas pessoas tem se voltado para Cristo.A verdadeira pregação é aquela em que colocamos Jesus Cristo em primeiro lugar.
Olá 123acbsilvia,
Muito obrigado pelo seu comentário no BereiaBlog. De fato, Jesus deve ser o centro de toda pregação, mas será que isso tem acontecido nos igrejas? Eu acho que não. Precisamos mudar isso.
Deus abençoe.
Fabio Marchiori
Achei interessante