Novo formato digital das Escrituras oferece uma experiência com a Palavra de Deus como nunca se vivenciou antes.
Com apenas dois cliques do mouse o universo do Livro Sagrado vai se desenhar na tela de seu computador. Parece mágica, mas não é. É pura tecnologia a serviço da Palavra de Deus. Assim é a Bíblia Digital Glow, um lançamento inovador e interativo.
Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Immersion Digital, o produto deverá estar disponível no mercado nacional no mês de setembro. “Queremos oferecer para todos os cristãos a experiência de explorar e aprender de forma única e completa o mundo bíblico”, destaca Nelson Saba, idealizador do Glow, além de diretor executivo e fundador da Immersion Digital.
Para o secretário de Tradução e Publicações da SBB, Paulo Teixeira, a plataforma do Glow vai causar sensação entre todos os públicos. “As pessoas vão investigar e interagir com a mensagem bíblica de maneira nunca antes pensada.”
A imersão e a interação com as Escrituras Sagradas são possíveis graças a um conteúdo extremamente rico e envolvente. No total são 500 tours virtuais em 360 graus, 2,4 mil fotos em alta resolução, 700 obras de arte, mais de duas horas de vídeo em alta definição e perto de 150 mapas. Além desse material, a edição nacional contará com o texto bíblico nas traduções de Almeida Revista e Atualizada (RA), Almeida Revista e Corrigida (RC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira — todas traduções da SBB e as preferidas pelos cristãos brasileiros. Notas e introduções aos livros das Bíblias de Estudo Almeida e NTLH, artigos e quadros da Bíblia da Família, Dicionário da Bíblia de Almeida e Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico (CECB) completam o conteúdo.
Ao aproveitar os inúmeros recursos existentes, os usuários do Glow poderão fazer uma verdadeira viagem no tempo e mergulhar onde determinados fatos ou passagens bíblicas aconteceram. Com visual moderno e tecnologia de ponta, o Glow é uma plataforma multimídia, que oferece uma navegação simples e intuitiva. Ou seja, o usuário, pelo mouse ou pelo toque — no caso de aparelhos móveis com tela touch screen —, percorre facilmente todo o conteúdo bíblico.
Logo na página principal, o texto sagrado e seus recursos são acessados através de cinco lentes visuais. A primeira, chamada “Bíblia”, apresenta o texto bíblico em sua forma tradicional, com o diferencial de poder ser pesquisado e selecionado de acordo com a necessidade do usuário. “Atlas” é a segunda lente, que apresenta eventos bíblicos representados geograficamente. Mais do que isso: com apenas dois cliques é possível acessar qualquer parte das Escrituras Sagradas. Em “Linha do Tempo” os acontecimentos da Bíblia estão organizados cronologicamente. A penúltima lente, intitulada “Tópicos”, apresenta itens relacionados à vida das pessoas, além de passagens que contribuem para enfrentar os desafios do dia a dia. Já a última, “Mídia”, reúne uma seleção de vídeos e fotos, entre outros recursos audiovisuais.
Graças à tecnologia de ponta, o Glow possibilita fazer passeios virtuais que transpiram veracidade e emoção. Assim, é possível visitar a Jerusalém dos tempos de Cristo e conhecer como ela é hoje, além de explorar, por exemplo, a Capela Sistina ou o Tabernáculo. Em uma seção de conteúdo pessoal, o usuário pode até personalizar um plano de leitura bíblica de acordo com sua área de interesse e disponibilidade de tempo, além de adicionar notas e marcadores bíblicos de própria autoria.
Para leigos e especialistas
O Glow foi concebido para ser utilizado pelo público cristão em geral. “Por causa da fácil navegação, não há barreiras para usar e qualquer um pode experimentá-lo, tanto pessoas leigas quanto pastores e estudiosos”, observa Elismar Vilvock, um dos técnicos da SBB que trabalhou na adaptação da versão original americana do Glow para o português. “A vantagem é navegar na Bíblia de diferentes modos, em contextos temporais, geográficos e temáticos, com todo o conteúdo agrupado em um só ambiente”, resume.
Em formato DVD-ROM, o Glow requer computadores com processador Dual Core, placa de vídeo (ATI ou NVIDEA), com no mínimo 256 MB, conexão à Internet, memória RAM mínima de 2 GB e espaço livre de 18 GB no disco rígido. Uma versão simplificada da Bíblia Glow também está sendo preparada para aparelhos móveis portáteis, como iPads (computador de mão) e celulares do tipo iPhone e Smartphones.
O preço do Glow no Brasil ainda não foi definido, mas o público terá uma agradável surpresa. “Os valores serão acessíveis e democráticos com base na missão da SBB de disponibilizar a Bíblia para todos”, adianta Teixeira.
Projeção internacional
A Bíblia Glow foi lançada pela Immersion Digital, nos Estados Unidos, em outubro de 2009. De lá para cá, vem sendo utilizada por cerca de 50 mil cristãos norte-americanos. E, apesar do pouco tempo de existência, já ganhou o prêmio Bíblia do Ano, do Christian Book Award de 2010.
Além da edição em português, o Glow também será lançado em breve em espanhol, mandarim e coreano. A versão em inglês, por sua vez, já alcançou mais de 100 países, entre os quais Canadá, Reino Unido, Cingapura, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.
Em terras multiculturais como as dos EUA, a nova Bíblia Digital tem sido adotada por um público cristão variado e de diferentes gerações. Mas, segundo pesquisas, há predominância de uso na faixa etária dos 25 a 55 anos. “Esse grupo amplo utiliza o Glow como referência”, conta Nelson Saba.
Entre as denominações americanas que aderiram às Escrituras no meio digital, a experiência tem sido marcante. É o caso da popular Igreja Oak Hills, na cidade de Santo Antônio, no Texas. “Como pastor e professor, eu procuro por recursos que são fáceis de usar e trazem um maior entendimento da mensagem de Deus. Usar o Glow no nosso culto da Páscoa, por exemplo, foi um jeito maravilhoso de fazer isso. Os tours virtuais são de tirar o fôlego, e o contexto e as mídias adicionais engajaram a nossa igreja de uma maneira poderosa”, relata Randy Frazee, pastor de ensino e líder da igreja.
O renomado escritor e pastor norte-amerciano, Max Lucado, também se mostra entusiasmado com as facilidades e benefícios do Glow. Autor de mais de setenta livros, com cerca de 70 milhões de exemplares vendidos em 28 idiomas, ele é conhecido internacionalmente. Já trabalhou por cinco anos no Rio de Janeiro como missionário e é o autor das notas da edição brasileira da Bíblia de Estudo Devocional. “O Glow é a ferramenta mais inovadora disponível para os pregadores de hoje. Até mesmo um homem das cavernas sem conhecimento tecnológico como eu é capaz de usá-lo. Numa época em que nós pregadores precisamos de todo apoio possível, enfim a ajuda chegou”, agradece o escritor.
Diante da boa aceitação do público, o criador do Glow vislumbra ampliar o sucesso do novo formato bíblico pelos cinco continentes. “Seu uso terá grande vitalidade também fora dos EUA e poderá surpreender, principalmente, nos países asiáticos.”
Já no Brasil, Saba espera uma repercussão e adesão graduais. “Creio que os primeiros a adotar serão os jovens, pelo fato de terem acesso mais fácil e rápido às novidades tecnológicas. Depois, a tendência é se expandir entre os demais segmentos da população.”
Geração Internet
A ideia de criar a Bíblia Digital Glow surgiu da necessidade de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de usufruir o poder da mídia interativa em prol da difusão da Palavra de Deus. O trabalho de mídia digital interativa para comunicar a Bíblia começou nos anos 80 nos EUA. De lá para cá, foram criados alguns formatos bíblicos consagrados do gênero, como a Bíblia Online, o iLumina e o Libronix (Biblioteca Digital da Bíblia).
Paralelamente ao desenvolvimento do Glow, projeto iniciado em 2007, recentes pesquisas feitas por instituições cristãs norte-americanas mostraram como os fiéis interagiam e quais desejos tinham em relação à Bíblia nos dias atuais. “Percebemos, assim, a necessidade de uma Bíblia mais atrativa para conectar as novas gerações digitais com a Palavra de Deus”, atentou Nelson Saba, que constata: “Nos Estados Unidos, o relacionamento virtual nos últimos anos é tão efetivo quanto o interpessoal.”
Segundo Saba, o Glow fortalece a presença da Bíblia no meio digital e oferece uma alternativa de evangelização para as atuais e futuras gerações ainda sem contato com o texto sagrado. “A existência da Bíblia em formato digital nos parece um passo necessário para que a Bíblia permaneça sendo o livro mais lido do mundo”, analisa.
Apesar dos avanços, os desafios ainda são grandes para manter a Bíblia em evidência em meio à era da Internet. “Precisamos tornar a Bíblia relevante à vida destas pessoas, conectando suas necessidades, bem como comunicando a Palavra de Deus na linguagem destas gerações, tanto no nível do texto escrito como no da experiência interativa, que o meio digital pode oferecer”, defende Saba.
Futuro da Bíblia impressa
Com o advento da Bíblia Digital e sua consequente popularização, uma velha questão volta à tona: será que o Livro Sagrado na forma impressa corre o risco de um dia acabar? Paulo Teixeira e Nelson Saba têm opiniões divididas.
Para Saba, as Escrituras em papel tendem a perder espaço no futuro. Segundo ele, nas pregações das igrejas evangélicas americanas, por exemplo, os fiéis mais jovens não levam mais a Bíblia tradicional. A maioria vai munida do texto bíblico em aparelhos portáteis, como celulares e iPads. Por isso, avalia, a Bíblia Digital já tem despontado em pouco tempo como alternativa para o modelo em papel. “Hoje em dia, a realidade de que o mundo está migrando do papel para o digital é gritante. A nossa expectativa é que, levando a Bíblia para a plataforma digital, nós alcançaremos uma geração que não tem mais o papel como mídia predominante. E
nesse ritmo, daqui a 10 ou 20 anos, o mundo digital pode predominar sobre o impresso”, aposta.
Pelo Brasil, a SBB continuará por muitos anos com a missão de disponibilizar a Bíblia para todos, levando a Palavra de Deus tanto no formato impresso quanto em mídia digital. “Com a chegada dos brinquedos eletrônicos e videogames, não acabou o encanto das bonecas e carrinhos de madeira. Com a TV, não acabou a funcionalidade do rádio. E com o livro não será diferente. A Bíblia impressa ainda vai conviver por séculos com as mídias digitais, sobretudo pela dificuldade de acesso da maioria das pessoas à tecnologia”, avalia Paulo Teixeira. “Seguiremos trabalhando nas duas frentes, pensando no presente e no futuro”, garante.
Recursos da Bíblia Digital Glow
• Cerca de 500 tours virtuais (em 3D e 360 graus) em ambientes da época.
• 2h30 de vídeo em alta resolução, dividido em 26 capítulos de documentário sobre a vida de Jesus.
• Atlas geográfico com cerca de 140 mapas navegáveis (espécie de Google Earth bíblico).
• Cerca de 700 imagens de trabalhos de arte da época.
• Cerca de 2.300 fotos em alta resolução e com zoom.
• Texto bíblico nas traduções de Almeida Revista e Atualizada (RA), Almeida Revista e Corrigida (RC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira.
• Notas e introduções aos livros da Bíblia de Estudo Almeida e da Bíblia de Estudo NTLH.
• Concordância Exaustiva de Conhecimento Bíblico (CECB)
• Artigos e quadros da Bíblia da Família.
• Dicionário da Bíblia de Almeida.
Formato: 3 DVDs-ROM
Fonte: SBB/Revista A Bíblia no Brasil/Notícias Cristãs
2 pensamentos em “A Bíblia do Futuro: Bíblia Digital Glow”
Esta é a palavra da verdade, estou muito feliz por este grande projeto. Como sou Auxiliar de trabalho a biblia digital irá me ajudar muito na aplicação da palavra. Glória a Deus nas alturas paz na terra aos Homens de boa vontade
Olá Josias.
Muito obrigado pelo seu comentário. Creio que esta nova Bíblia digital irá ajudar não só a vc, mas como nós também.
Deus o abençoe.
Fabio Marchiori.