Minha relação com os demônios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Antes de você começar a ler este artigo, responda algumas perguntas:  Como é sua relação com Jesus? Você pode dizer que se arrependeu dos seus pecados e entregou sua vida a Ele? Você pode considerar-se uma “pessoa de Deus”? Respondeu? Então vamos adiante!

Uma das coisas mais presente no meio evangélico ultimamente é o diabo e seus comparsas, os demônios. Existe demônio de tudo o que é tipo para explicar qualquer coisa que dê errado na vida do crente. Em algumas igrejas, os demônios tem mais espaço, e às vezes até mais ibope, do que o próprio Deus. Dizem que eles ingressam na vida das pessoas de diversas maneiras, por “mau olhado”, por inveja, por causa da roupa que você veste e etc. O mais incrível é que existem muitos crentes hoje que se gabam por  ter demônios atrapalhando a sua vida. Afirmam que isso só ocorre com quem é muito fiel a Deus, pois esta pessoa “incomoda” o diabo.

Minha opinião: Ao contrário do que muitos dizem, eu não creio que o mundo é do diabo e não creio, muito menos, que um demônio possa fazer algo contra a minha pessoa. Por quê? Porque eu creio plenamente no poder de Deus e de Seu filho Jesus, poder este que emana das Escrituras Sagradas. Minha tese é embasada em duas passagens bíblicas:

 

” no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;  pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Colossenses 1:14-17)

 

” Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.  Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. ” (1 João 5:18-19)

 

A primeira questão a considerar é que o domínio do mundo não está nas mãos do mal, e sim de Jesus. Muitos acreditam que nossa existência terrena é governada pelo maligno por causa do versículo “… e o mundo inteiro jaz no Maligno” (Jo 5.19). É verdade, o mundo jaz no Maligno. O segredo aqui é entender a palavra “jaz”. “Jaz” é a terceira pessoa do singular do verbo “jazer”, que em miúdos quer dizer “morrer”. Então quando João diz que o mundo jaz no Maligno, ele, nem de longe, quer afirmar que o diabo domina a criação. Na verdade, neste capítulo (5) de 1Jo o apóstolo está discursando sobre o pecado, e o versículo quer mostrar que por causa do pecado o mundo, fora os que são do Senhor, estão condenados a morte eterna. Perceba que nos versículos 18 e 19 o autor vai fazendo uma série de exclusões para aqueles são nascidos de Deus.

Não obstante, há ainda o texto de Cl 1. O primeiro capítulo da epístola aos colossenses é certamente um dos maiores tratados teológicos sobre a pessoa e a obra de Jesus. Neste texto, Paulo menciona por duas vezes que Jesus é o “primogênito” (da criação – v.15 e dos mortos v.18). Num contexto do mundo antigo, portanto o tempo em que foi escrito a epístola, a primogenitura não designava o primeiro filho, mas sim o que teria maior parte sobre a herança e, principalmente, aquele que tomaria o lugar do patriarca da família, incluindo todo seu poder e domínio sobre ela. Este texto, principalmente os versículos destacados acima, coloca Jesus numa posição de soberania sobre a criação, ou seja, Ele tem todo o poder e domínio sobre tudo o que Deus criou, inclusive os demônio que nada mais são do que anjos destituídos da glória de Deus. Tudo foi criado por meio dele e para ele.  Ele é antes de todas as coisas”. Caso queira entender melhor este assunto veja o estudo “Jesus, o Senhor – Reflexões a partir de Cl 1”, no BereiaBlog.

Outro ponto da minha tese é o fato de demônios terem poder sobre a vida de crentes. Sinceramente, eu não creio que tal coisa aconteça porque o texto de 1Jo é bem claro, “…Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”. O diabo não tem este poder e ponto final. Além do mais, eu creio, com toda a força da minha alma e coração, que não existe nada mais poderoso que Jesus, aquele que sofreu uma martírio sem precedente,  morreu pregado numa cruz e ressuscitou dos mortos, não por vanglória, mas por amor ao Pai e a mim. Não creio que exista um demônio apenas neste mundo que chegue aos pés do que é Jesus, e se eu pertenço a Ele, automaticamente Ele me guarda (1Jo5.18) e me afasta de todo ação maligna. No mundo teremos problemas, aflições e decepções (Jo 16.33), mas todas estas coisas estão debaixo da ação, dos propósitos e do plano do Senhor.

Para finalizar, quero lhe assegurar, no poder das santas escrituras, que se você respondeu positivamente as perguntas do começo artigo, o único que tem poder sobre sua vida é Jesus, o Senhor! Amém!

Deus o abençoe.

Fabio Marchiori Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Minha relação com os demônios”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×