Encontrando Liberdade Financeira

elf e-mail

1. O que é o “Encontrando Liberdade Financeira”?

O “Encontrando Liberdade Financeira” é um curso de finanças pessoais que foi elaborado à luz da Bíblia. Isto quer dizer que todos os conceitos trabalhados no curso têm como suporte o que a Palavra de Deus ensina sobre o assunto.

O “Encontrando Liberdade Financeira” é resultado do trabalho de um ministério de restauração de vidas destruídas por problemas financeiros, chamado Good Sense, da Willow Creek Comunity Church, de Chicago, EUA.  São mais de 16 anos de ministério, treinando e dando suporte para mais de 3.000 pessoas por ano, somente em na cidade de Chicago.

É um curso que foi projetado visando atingir desde grupos pequenos (10 pessoas), até grandes grupos (100 – 500 pessoas).

2. Quais são as diretrizes do “Encontrando Liberdade Financeira”?

– Alinhar a vida financeira de pessoas cristãs e não cristãs com a mente e o coração de Deus.

– Proporcionar uma verdadeira qualidade de vida embasada por princípios bíblicos e não monetários ou consumista.

– Oferecer ferramentas práticas para resolução de dilemas financeiros como quitação de dívidas, economias, aposentadoria, consumo com sabedoria, entre outros.

3. Por que realizar o “Encontrando Liberdade Financeira” na igreja?

Muitas pessoas têm ainda um certo preconceito em tratar do assunto “dinheiro” dentro das igrejas. Entretanto, existem bons motivos para que o curso seja realizado nas dependências da mesma.

1º – Finanças pessoais é um assunto altamente bíblico – Segundo pesquisa realizada por Billy Graham, na Palavra de Deus encontramos aproximadamente 300 versículos sobre anjos, 500 sobre amor, 700 sobre fé e 2.350 versículos falando sobre dinheiro / finanças. Ora, se não encontramos dificuldades para ensinar sobre o amor ou sobre a fé, porque deveríamos nos privar de conhecer um assunto muito citado na própria revelação divina. O próprio Senhor Jesus abordou muito o tema, pois 40% das parábolas proferidas por ele falavam sobre dinheiro.

2º – O curso proporciona um enriquecimento espiritual e de qualidade de vida na igreja. – Quantas famílias são destruídas por problemas financeiros? Ou pelo menos que tenham tido seus alicerces abalados por causa dele? A crise financeira familiar está entre as 3 maiores causas de divórcio no mundo. O curso tem como principal objetivo proporcionar qualidade de vida através de aplicação de princípios bíblicos, alinhados com a tradição reformada de exame das Escrituras.

3º – Excelente ferramenta de evangelização – Sabemos que muitas vezes as igrejas evangélicas são rotuladas pejorativamente pelas pessoas não convertidas. E que muitas vezes é quase impossível convencer uma destas pessoas a visitar a igreja. Por ser um curso prático, de assunto atual e relevante para todos os tipos de pessoas, o “Encontrando Liberdade Financeira” tem a capacidade de colocar dentro das igrejas homens e mulheres que nunca pensariam em pisar em uma. Nossas experiências dão conta que, quando a igreja resolve abrir o curso para a comunidade, cerca de 35% das participantes são de fora da igreja, trazidos por amigos e familiares membros da igreja local.

 

4. O Programa do Curso.

Sessão 1 – O Dilema Financeiro
Este módulo tem por objetivo mostrar como o mundo, que no curso chamamos de influência cultural, atinge a nossa vida financeira, muitas vezes prejudicando nossa dia-a-dia  de comunhão com Deus. Por outro lado ressalta que Deus tem um plano, um modo de agir quando o assunto é dinheiro, para que tenhamos uma vida conforme a sua mente e o seu coração.

Sessão 2 – Recebendo, Contribuindo e Economizando.
Nesta sessão serão ensinados como priorizar alvos financeiros, refletir como receber, contribuir e economizar segundo a mente e o coração de Deus, e começar a trabalhar no Plano de Gastos pessoal.

Sessão 3 – Economia e Endividamento
Nesta sessão serão abordados tópicos como: planejar a aposentadoria, juros seu maior amigo e maior inimigo, refletir sobre nossas posições pessoais sobre dívidas, o uso cauteloso de sistemas de crédito como o cartão de crédito, estabelecer um plano prático para eliminação de dívidas.

Sessão 4 – Gastando
Nesta sessão serão propostas reflexões para identificarmos o que significa “viver dentro das nossas possibilidades”, como gastar com sabedoria e como fazer o ato de consumir a maior ferramenta auxiliar para a eliminação de dívidas.

Sessão 5 – Equilibrando o Plano de Gastos.
Nesta sessão iremos abordar praticamente os meios para se alcançar equilíbrio entre nossas necessidade e nossos alvos financeiros.

Sessão 6 – Mantendo Registros e Compromissos
Aqui serão abordadas técnicas de controle de gastos, economias e receitas visando os alvos financeiros. Teremos um momento especial para alertas sobre as armadilhas que poderão surgir no decorrer das nossas vidas e como superá-las.

A distribuição das sessões tem como sugestão o cronograma a seguir:

– Sexta à noite

20:00 – Sessão 1 – O Dilema Financeiro

– Sábado

09:00 – Sessão 2 – Recebendo, Contribuindo e Economizando
10:20 – Intervalo
10:30 – Sessão 3 – Economia e Endividamento
12:00 – Comunicados
12:10 – Almoço
13:30 – Sessão 4 – Gastando
15:10 – Intervalo
15:20 – Sessão 5 – Equilibrando o Plano de Gastos
15:40 – Sessão 6 – Mantendo Registros e Compromissos
17:00 – Encerramento

5. Materiais e Custos.

O curso é interiamente grátuito. A igreja somente terá o custo de transporte e hospedagem do facilitador do curso (se sua igreja ficar a mais de 150Km da cidade de São Paulo) e o material de apoio, dependendo do que a igreja optar.

Fornecemos em arquivo eletrônico todos os materiais de divulgação como cartaz, banner, ficha de inscrição, etc.

Estrutura necessária:

– Projetor
– Tela para projeção
– Som com microfones
– Quadro branco com canetas e apagador ou Quadro de papel
– Crachá para identificação

 

6. Palestrante.

Fábio Marchiori Machado

-Formado em Administração de Empresas, com extensão em Administração Financeira.
-Presbítero ordenado pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
-Pós-Graduado em Teologia Bíblica e Mestrando em Novo Testamento pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper – Universidade Mackenzie.
-Especialista em Liderança e Desenvolvimento Pessoal.
-Empresário  e Consultor.
-Professor da área de treinamentos.
-Professor de Escola Dominical.
-Escritor de textos e lições para ED, formação de equipes e treinamento pessoal.
-Membro da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa.

* Fábio tem 39 anos, é casado com Adriana, e tem um filho, Gabriel, de 13 anos.

Aguardo o seu contato para maiores informações,

Fábio M. Machado

Contato:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem