Eu quero ser Igreja e não membro de uma instituição.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quem tem o hábito de ler meus artigos sabe que existem algumas coisas na igreja evangélica brasileira que me incomodam. Existem assuntos que realmente me tiram do eixo. O maior deles é quando vejo certos irmãos defendendo mais a sua igreja, e seu pastor, do que o próprio Reino. Infelizmente hoje, muitas pessoas pensam que Reino de Deus e a sua denominação é a mesma coisa. Grande engano!

Não é raro encontrar crentes que acreditam haver salvação somente dentro da sua denominação, e muito mais ainda são aqueles que pregam que você têm que ser batista, presbiteriano, assembleiano, metodista, da comunidade tal, neo-pestecostal, da igreja do pastor tal e etc., e nem se quer dizem que você, na realidade, tem que ser de Jesus! Costumo dizer (e alguns ficam muito bravos comigo) que não sou batista, mas estou batista, pois um dia vou morrer e meu cartão de membro ficará apodrecendo aqui neste mundo. O que sou, e que nunca deixarei de ser é cristão, como meus irmãos que frequentam outras igrejas.

Nós não estamos entendendo a gravidade da situação. Ensoberbibos pela batalha da “igreja mais poderosa”, não percebemos o quanto esta institucionalização da Igreja de Cristo nos deixa fraco e sucinto a derrotas. Recentemente publiquei um estudo chamado “Neo-Ateísmo, os Novos Inimigos de Deus”. Neste estudo eu mostro como os novos ateus julgam ser mais fácil hoje vencer a fé. Eles afirmam que antigamente a fé das pessoas estava intimamente ligada a Deus, mas hoje enxergam que está fé maior foi transferida para as instituições, as diversas denominações cristãs. Em termos ateístas, antes as pessoas tinham sua crença em Deus, e atualmente colocam sua crença na “crença”.  Se você analisar profundamente, eles não estão tão errados, pois Deus, no coração de quem crê, é uma figura infalível. Não podemos afirmar o mesmo das igrejas. Deus é perfeito e a igreja, como instituição gerida por homens, é falha.

Nosso grande erro é quando consideramos que a “igreja física” é a mesma coisa que a Igreja de Jesus. A questão está na não compreensão do conceito de Reino pregado por Ele. Pra falar a verdade, muitas igrejas ignoram por completo os preceitos da formação do Reino de Deus. A mensagem do Reino envolve questões muito mais elevadas. É entender que acima de instituições está o fato de termos o mesmo Salvador e Senhor. É entender, também, que no conceito bíblico igreja é a comunhão das pessoas que professam esta mesma fé e pregam a mesma mensagem de redenção. É nesta fé que Jesus prometeu edificar a Sua Igreja (Mt 16.18). O próprio Jesus mostrou esta diferenciação no seu discurso. Nos três primeiros evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, Jesus fala sobre o Reino de Deus e Reino dos Céus (que são a mesma coisa) perto de 100 vezes, enquanto discursa apenas duas vezes sobre a Igreja (em Mt 16.18 e 18.17).

Entendam que eu não estou pregando uma atitude ecumenista moderna, de relativização da fé. Não acredito que todas as religiões, ou mesmo igrejas evangélicas levam a Deus, mas creio que todos aqueles que professam, de coração, que Jesus é seu Senhor e Salvador, que morreu por nossos pecados e que irá voltar da Glória para nos buscar é membro incondicional do Reino de Deus, da verdadeira Igreja, e pode me chamar tranquilamente de irmão.

Creio que chegou o tempo de pararmos de procurar quem está certo ou está errado, pois enquanto discutimos, muitos estão morrendo sem ouvir o evangelho. Creio que chegou o tempo de deixar de lado nossas pequenas diferenças e ser a Igreja unida que a Bíblia diz que devemos ser.

Afaste-se de todo sentimento que possa lhe opor com seu irmão. Não acredite em pessoas que discursam em favor desta ou daquela denominação em detrimento do Reino. Pregue a Cristo e não a uma instituição.  Sigam a Jesus e a sua Igreja, nada mais. Queira fazer parte da Igreja de Jesus Cristo, muito antes que querer ser membro de uma organização humana. Eu oro por isso, para o nosso bem.

Deus o abençoe.

Fabio Marchiori Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 pensamentos em “Eu quero ser Igreja e não membro de uma instituição.”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×